s

cultivar uma atitude de gratidão

por Jim Mathi

A celebração americana anual do Dia de Acção de Graças aconteceu na semana passada. Tem-se tornado um dos meus feriados favoritos porque sei que, como costumava dizer o escritor e palestrante Zig Ziglar, «A sua atitude determina a sua altitude», e uma atitude de gratidão determina a sua alegria. A gratidão e a acção de graças caminham de mãos dadas.

Nos dias que correm, tantas pessoas parecem irritadas e insatisfeitas, longe de exibir a atitude a que este feriado apela, mas, com um pequeno esforço, todos nós podemos encontrar motivos para dar graças. Aqui estão alguns dos meus:

Sou grato pela minha maravilhosa esposa e parceira de negócios, que tem estado ao meu lado há já 50 anos.
Sou grato pelos meus pais, que me amaram — e que se amaram um ao outro — e fizeram o possível para que eu tivesse uma excelente educação, não apenas pela escola, mas também por meio de várias actividades extracurriculares.
Sou grato pelos muitos amigos que conheci por meio de várias actividades e ocupações. Isto inclui os meus amigos da fotografia, da música, da Câmara do Comércio, e especialmente os meus amigos da igreja, com os quais partilho o amor de Deus e o relacionamento com Jesus.
Sou grato pelo dom da música. Não é uma grande parcela da vida de muitas pessoas, mas sou feliz e grato por tê-lo sido na minha.
Sou feliz por ter sido capaz de cultivar um «bom olho» — a capacidade de ver rapidamente quando uma coisa é agradável à vista e quando não o é. Esta é uma capacidade que aprendi e que me permitiu viver como fotógrafo, e como designer quando necessário.
Sou grato por viver num lugar onde o tempo está sempre a mudar e onde cada dia se pode transformar numa aventura — com calor/frio, chuva/sol ou neve e granizo —, mas também sabendo que, na maior parte dos dias, o tempo é perfeito. A temperatura «média» no estado onde resido, o Kansas, é de 21 graus, mas não existem «dias médios» por aqui.
Sou grato por todas as vezes em que o telefone toca e alguém começa a falar-me sobre uma fotografia antiga que precisa de ser trabalhada, já que o restauro de fotografias é uma das minhas especialidades.
Sou grato por ter ferramentas e dispositivos maravilhosos feitos por empresas que respeito — para a fotografia, para a música, para os computadores e para outros propósitos — que me ajudam a melhorar a minha vida e as vidas de outros profissionais criativos.
Sente-se grato pelo quê? Ao ler as Escrituras, tenho descoberto que elas têm muito a dizer sobre dar graças. Para o ajudar a reflectir sobre a acção de graças, aqui estão apenas dois exemplos do que a Bíblia tem a dizer sobre dar graças — e sobre o motivo de devermos fazê-lo:

Devemos ser gratos por tudo o que Deus é e por tudo o que Ele tem feito. O Deus Criador possibilitou tudo o que foi referido anteriormente. Merece ser reconhecido e louvado por isso. «Sabei que o Senhor é Deus: foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com acções de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua fidelidade estende-se de geração em geração.» (Salmos 100:3-5).

Devemos ser gratos por todas as coisas. Não é raro sentirmo-nos gratos quando as coisas na vida correm bem, mas mesmo os momentos de sofrimento e adversidade podem proporcionar motivos para darmos graças — nem que seja só em retrospectiva. «Regozijai-vos sempre. […] Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco.» (I Tessalonicenses 5:16,18).

Sabei que o Senhor é Deus: foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com acções de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua fidelidade estende-se de geração em geração
Regozijai-vos sempre. […] Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco
https://www.aspec.pt/reflexao/cultivar-uma-atitude-de-gratidao/
Tags: